Família Molon

3º Encontro - 1995

28 e 29 de outubro - Otávio Rocha - Flores da Cunha/RS


"Festas de família resgatam a história." - Jornal Pioneiro de 13/11/95

"Caxias do Sul - A mesa farta com os familiares ao redor relembrando as histórias dos antepassados ou revendo velhas e atuais fotos. A cena pode parecer antigas, mas faz parte dos encontros de família que ocorrem com frequência na região e envolvem sobrenomes, de origem italiana e alemã como Molon, Dall’Agnol, Michaelsen e Hummnes ".

A Banda Musical de Farroupilha animou o 4º Encontro.

O Prefeito de Arzignano, encaminhou a seguinte mensagem: "... Voglia esprimere a tutti gli immigrati di origine arzignanese e vicentina i miei sinceri saluti e i ringraziamenti per l’amore dimonstrato sempre verso la "madrepatria" di cui siete i migliori ambasciatori nel mondo."

Na celebração da missa, foi realizado um ofertório vivo, diferenciado.

" Hoje faremos um ofertório diferente. Nós, integrantes da família Molon, vamos nos oferecer, junto ao pão e vinho. Procuramos dividir em setores de atividades em que abranjam o maior número possível de integrantes. assim, convidadremos a virem até o altar, para colocarem a mão na mesa sagrada, as seguintes categorias: sacerdotais e religiosas; agricultura/vitivinicultores, área de restaurantes, profissionais liberais, área da inústria, prestadores de serviços, comércio, do lar, estudantes, serviços comunitários e crianças. As vezes a pessoa pode se identificar em dois ou mais setores. Escolha o de sua maior atividade.

1. Assim, convidamos agora, as epessoas que pertencem a Família Molon que são sacerdotes ou religiosos. Oferecem ao altar a vela acesa, a bíblia, e o terço tão presente na história dos nossos antepassados. Oferecemos como símbolos da nossa fé. Cantenmos todos juntos: Recebei nossa oferta Senhor.

Lembramos neste momento, também, o Padre Guerrino Molon, na cidade de Castro/Paraná.

Padre Bepino Molon, em Sidney, Austrália.

Padre Silvino Molon, em Gaza, Moçambique- África.

Padre Vittorino Molon, em Basel, Alemanha.

Irmã Romualda Molon, Estados Unidos.

2. Convidamos agora os agricultores. Aos que se dedicam as atividades agrícolas. Deve o nosso grupo maior. A história nos conta que nossos antepassados na Grécia, e posteriormente nas montanhas do Vêneto, na Itália, se dedicavam ao pastoreio de ovelhas. Na Itália se destacaram ainda, no cultiva de parreiras e olivais. \hoje além da parreiras, muitos dos nossos agricultores diversificaram a agricultura, com produção de outras frutas e horti-fruti-granjeiros. Venham, tragam até o altar a patena com a hóstia e o cálice, com o vinho.

3. Profissionais liberais: médicos, dentistas, advogados, engenheiros, contabilistas, psicólogos.[, arquitetos e outras profissões de nível superior. Aqui também queremos convidar os professores. Material : água ( símbolo da vida), giz e instrumentos médicos.

4. Área de alimentação ( restaurantes e lancherias) - Os nossos antepassados trouxeram da Itália o segredo da boa comida, dos temperos... Muitas famílias se dedicam a área de restaurantes. Convidamos para que tragam o pão colonial ao altar. Convidamos as pessoas que também trabalham em restaurantes.

5. Vários integrantes da família, se destacam por possuir empresas vinícolas. Assim, neste momento, convidamos os proprietários de vinícolas, para que se dirijam até o altar, trazendo o vinho. Pedimos a Deus que abençoe os produtos de nossas vinícolas. Junto com os empreendedores, convidamos todos os que trabalham em vinícolas.

6. Área da Indústria. - O trabalho é um dos nossos sustentáculos. Além de dar trabalho para si, muitos abriram os seus capitais e oportunizando espaço para outras pessoas. Convidamos os que possuem indústrias para se apresentar ao altar. Convidamos também todos aqueles que trabalham nas indústrias. oferta: serrote e martelo.

7. Prestadores de Serviços: Oficinas mecânicas, venda de peças automotivas, postos de abastecimento, transportes. Tudo oferecemos a Deus e agradecemos pelas oportunidades de trabalho. Convidamos os proprietários. quem trabalha e os motoristas, que levam e trazem o progresso pelo País. ofertas: óleo de motor e chaves de rodas.

8. Comércio - Mercados, padarias, armazéns. Proprietários e trabalhadores nestas áreas. oferta: pacote de presente.

9. A mãe, a companheira, a dona do lar. Aquelas que cuidam dos nossos filhos e da administração das nossas casas. Oferta: panelas e flores.

10. Convidamos aqueles que estão se preparando para o futuro. Aqueles que estão estudando para continuar a escrever a história da nossa gente. Convidamos os estudantes. Oferta: livros.

11. A família se destaca na atividade comunitária e religiosa. Neste momento convidamos os representantes de atividades políticas, Diretorias de entidades, de clubes, de associações, de Comissões Paroquias e das capelas.

12. Esperamos que todos tenham encontrado um caminho para se achegar até o altar. Oferecemos tudo ao senhor e finalmente, vamos convidar as crianças, aquelas que nos sucederão na história de nossa família. As crianças vão trazer até o altar, os quadros dos nossos bisnonos e bisnonas, nonos e nonas, pais e mães para colocá-los junto ao altar. É a história do passado, presente na história do futuro. Oferta: fotografias.

Família Molon no Brasil - 1882 a 2014