Família Molon

9º Encontro - 2014

18 e 19 de outubro - Otávio Rocha - Flores da Cunha/RS


Nos dias 18 e 19 de outubro, Otávio Rocha, em Flores da Cunha, viveu o 9º Encontro da Família Molon. Em que pese o mau tempo, o evento foi sucesso, registrando a presença de 300 pessoas no filot e no domingo, em torno de 900 pessoas participaram do almoço de confraternização. Diversos parentes provenientes de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e de dezenas de cidades gaúchas confraternizaram, reencontraram parentes e se emocionaram com as diversas atrações.

A Missa foi oficiada pelo Frei Moacir Molon e pelo Vigário de Otávio Rocha, Padre Delvino Marin. O casal Altivo e Leondina Molon, foi o casal destaque com sua numerosa descendência, apresentando na santa missa.

Entre os presentes, destacamos o Prefeito Lídio Scortegagna e sua esposa Beatriz Trentin (que é descendente Molon) e a Maria Clara Molon Mohr - Miss Baby RGS, juntamente com as Rainhas da 13ª FENAVINDIMA, Janaína Molon Massarotto e a Rainha da 12ª FECOUVA,Tailine Bedin Molon. A princesa da FECOUVA Caren Luana Molon também abrilhantou a Festa.

O 9º Encontro da Família Molon apresentou uma variedade de atrações culturais que merecem ser destacadas. No sábado: apresentação de uma peça de teatro infaltil: O Casamento da Baratinha com alunos da Escola Francisco Zilli. Em seguida, foi o grupo de Danças Il Passetto, com danças italianas, também da Escola Francisco Zilli e um grupo de descendentes de Molon, que dançaram uma música grega, lembrando a origem grega do nome. No domingo, na Missa festiva esteve presente vários músicos com seus instrumentos e um grupo de Coralistas interpretando as músicas religiosas. Ao Meio-dia, por ocasião do Almoço de confraternização, foi a vez da Cantoria Massolin, de Porto Alegre e encerrando o Encontro a apresentação do Tenor Giovanni Marquezelli. Assim tivemos uma alegre festa, com as diversas manifestação que merecem o aplauso e o agradecimento de todos.

SANTA EURÓSIA - Devoção trazida pelos imigrantes Molon e outros com origem em Castello de Arzignano/Vicenza, Santa Eurósia é a santa protetora contra as intempéries. Na impossibilidade de trazerem uma imagem de lá em 1882, os imigrantes trouxeram várias fotos do altar da Santa da sua Paróquia. Foi a partir da foto, que foi elaborada a imagem de S. Eurósia que se encontra na Matriz de Otávio Rocha. Por ocasião dos encontros Molon, ela virou a padroeira e participa da Festa. No último domingo dia 19, depois de três dias de intensa chuva, no final da missa a estátua seria levada em procissão até o local da Festa. Lona preparada para cobri-la, eis que a chuva pára, a procissão segue em aberto e próximo ao meio-dia o sol se apresenta. Coincidências..., manifestação da protetora contra as Intempéries, enfim a estátua de Santa Eurósia, também, mais uma vez, foi abençoar o Almoço de Confraternização. A devoção à Santa espanhola, se espalhou pela Itália e Europa e a devoção foi trazida para o Brasil. Será que exclusivamente em Otávio Rocha tem essa devoção? Essa é a dúvida.

A coordenação do encontro agradece a todos os que colaboram para o sucesso do nosso Encontro.

O 10º Encontro foi marcado para 2018, na comunidade de São Luiz em Farroupilha.

Veja o Blog da Famiglia Molon


Galeria de fotos

Família Molon no Brasil - 1882 a 2014